top of page

PERGUNTAS FREQUENTES  DIAGNÓSTICO IMOBILIÁRIO

O que é e para que serve a Peritgem de Edifícios?

 

Este serviço serve para detectar e debelar patologias construtivas, através do seguinte procedimento:

 

  • Levantamento e registo das patologias da construção;

  • Realização de medições e ensaios (em situações específicas, e sempre que se revele necessário, os ensaios serão realizados por laboratórios independentes e certificados de reconhecida competência a nível nacional);

  • Verificação da compatibilidade dos materiais e soluções adoptadas na construção com a regulamentação aplicável em vigor;

  • Verificação, exaustiva ou por amostragem, do cumprimento das soluções e especificações definidas nos projectos elaborados para a construção;

  • Análise das causas associadas às patologias detectadas, sejam estas de origem natural ou humana (inclui, sempre que necessária, a análise dos projectos que serviram de base à construção);

  • Elaboração do relatório técnico de peritagem. 

  • Apresentação de soluções para a reparação das patologias detectadas: apresentação de soluções técnicas (peças escritas e desenhadas, incluindo cálculos justificativos e caderno de encargos) para a reabilitação da construção. 

  • Assessoria na análise e fiscalização dos trabalhos de reabilitação: análise  das propostas de trabalhos de reabilitação a realizar e acompanhamento da sua execução.

  • Apoio técnico em tribunal: apoio a gabinete de advogados e prestação de testemunho técnico em tribunal, caso necessário.

  • As câmaras termográficas de infravermelhos permitem-nos, num exame não destrutivo,  detectar e localizar  problemas tão diversos como infiltrações em paredes e coberturas, falta de isolamento térmico em fachadas e coberturas, roturas em tanques, depósitos, em canalizações de água e em sistemas de ar condicionado; identificar o traçado de tubagens e a localização e dimensões de elementos estruturais embebidos em paredes; detectar e existência de colónias de insectos no interior de elementos de madeira da construção; analisar o sistema e equipamentos eléctricos.

     

Que equipamento é usado?

 

A realização de peritagens em construção civil requer a utilização de equipamentos que permitam a detecção e caracterização dos problemas existentes por forma a que seja possível, posteriormente, identificar as suas causas e definir as metodologias de reabilitação.

 

Na Peritagem de Patologias da Habitação possuímos equipamentos com níveis elevados de sofisticação tecnológica que possibilitam a realização de ensaios e reconhecimentos de forma não destrutiva.

 

Câmaras Termográficas:

As câmaras termográficas de infravermelhos permitem-nos, num exame não destrutivo,  detectar e localizar  problemas tão diversos como infiltrações em paredes e coberturas, falta de isolamento térmico em fachadas e coberturas, roturas em tanques, depósitos, em canalizações de água e em sistemas de ar condicionado; identificar o traçado de tubagens e a localização e dimensões de elementos estruturais embebidos em paredes; detectar e existência de colónias de insectos no interior de elementos de madeira da construção; analisar o sistema e equipamentos eléctricos.

   

Equipamento de Medição do Teor de Água em Materiais de Construção

Detecta a presença de humidade e mede o teor de água em materiais de construção através de um processo não destrutivo. Quando utilizado em paredes, tectos e pavimentos permite conhecer os seus teores de humidade e detectar a existência de eventuais infiltrações, ainda que estas não sejam visíveis.

 

Equipamento de Detecção e Medição dos Níveis de Monóxido de Carbono

Detecta a presença de monóxido de carbono (CO) e mede, em partes por milhão (PPM), os seus níveis de concentração.

 

Sabia que...

 

Niveis de CO                 Produzem os seguintes efeitos efeitos:

 

  •    9 PPM                Padrão 62-1989 ASHRAE  para ambientes residenciais.

  • 50 PPM                Nível definido pela OSHA  para 8 h em recinto fechado.(*)

  • 100 PPM               Limite de exposição estabelecido pela OSHA.(*)

  • 200 PPM               Dor de cabeça leve, fadiga, náusea e tontura.

  • 800 PPM               Tontura, náusea e convulsões (perigo de morte)

 

(*) OSHA  - Administração de Saúde e Segurança Ocupacional do Departamento do Trabalho dos E.U.A. (U.S. Department of Labor Occupational Safety & Health Administration) - Regulamentação 1917.24: O nível de CO em qualquer recinto fechado deve ser mantido para não exceder 50 PPM . Se o nível de concentração de CO exceder 100 PPM os funcionários devem ser evacuados do espaço em causa.

 

Nota: as fontes mais comuns que geram níveis potencialmente perigosos de CO são os aquecedores, lareiras e aparelhos à base de querosene ou gás mal cuidados, sistemas de exaustão de gases com funcionamento deficiente ou motores de combustão.

bottom of page